Análise
de material didático sob a perspectiva do letramento visual
Frente aos avanços
educacionais que anteriormente estagnava o estudante a uma posição passiva que
apenas recebia informações e conhecimentos sem nenhuma resposta crítica ao que
era ensinado, hoje é visto que o sistema educacional tem permitido a participação
ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Isso reflete na
construção dos livros didáticos usados em sala de aula, os quais trazem
propostas que levam o aluno a refletir a respeito do tema tratado ou mesmo ter
espaço para posicionar seu pensamento.
A conscientização do
letramento crítico é fundamental para preparar o aluno para agir socialmente.
As diversas esferas sociais exigem um multiletramento, em que o indivíduo se
apropria dos conhecimentos e age sobre eles.
Desse modo, hoje, os autores
de livros didáticos têm se preocupado cada vez mais com a criticidade do indivíduo
desde a infância. Mais que alfabetizar, é preciso letrar. Dentre os diversos
modos de letramento está o letramento visual, que tem como base a imagem que
vem ganhando mais espaço nos livros didáticos, muitas vezes acompanhada da
linguagem escrita ou mesmo desligada dela como afirma Barbosa (2017)
Dessa
forma, a imagem, que por
muito tempo vinha
sendo relegada ao
papel de suporte
ao texto escrito, embora sempre tenha estado presente em
toda forma de
comunicação, reassume uma
importância nos mais variados
contextos da sociedade
contemporânea pelo impacto e influência que exerce sobre as pessoas como
também pelo significado que veiculam.
O letramento visual permite
que o leitor não apenas faça a leitura e compreensão da informação transmitida
mas também consiga, através dela, comunicar-se.
Para exemplificar e analisar
como atua o letramento visual, trazemos um recorte de uma página do livro Show and Tell da Oxford, utilizado pela
educação infantil de algumas escolas particulares de Teresina. O livro em
questão foi escolhido por ser material de trabalho para ensino de segunda
língua numa proposta bilíngue para crianças do Maternal II, com idade entre 3 a
4 anos.
Devido ao público ser crianças
que ainda não aprenderam a ler e escrever, nem em sua língua materna, a
proposta traz a linguagem visual apenas, uma vez que a escrita não teria efeito
algum sobre os pequenos alunos dessa série.

FONTE: Show and tell
- Level 1. Pritchard, G., Harper, K., Whitfield, M. 2019.
A proposta pede que o aluno
observe a figura e a partir dela consigam fazer inferências utilizando a língua
inglesa ao nomear objetos, cores, membros da família, clima. Em seguida, as
crianças devem falar a respeito do que eles veem acontecer na imagem. Depois,
são levados a refletirem, com a motivação do professor, o porquê de terem
tomado tais considerações sobre a figura.
Nessa reflexão, as crianças
devem ser imersas cada vez mais na situação proposta visualmente. As reflexões
guiadas pelo professor trazem questionamentos a respeito da festa de
aniversário visto na imagem, se já tiveram uma festa, quais elementos e
brincadeiras são comuns em festas, entre outras perguntas que fazem com que a
criança responda com base na leitura da imagem.
Passado esse momento de
comunicação livre e ao mesmo tempo direcionada, os alunos tem acesso ao áudio
elucidativo da situação exposta na figura, ativando assim a escuta da língua inglesa
em uso. E ao ouvirem, os alunos devem apontar na figura o vocabulário escutado
e logo após, repetir as palavras em destaque (as brincadeiras de festa de
aniversário) e para concluir a leitura da imagem, mais uma vez o professor
retoma ao vocabulário indagando as crianças a respeito das ações que elas
conseguem fazer.
Logo, a proposta da atividade
em questão segue o atual conceito de letramento visual abordando várias
semioses, uma vez que, apresenta meios de leitura da imagem adequados a idade
alvo, e instiga o aluno a refletir e comunicar-se dentro do tema central com
elementos que fazem parte do cotidiano deles, permitindo que eles sintam-se a
vontade para interagir com propriedade após terem retirado informações do texto
visual.
REFERÊNCIAS
BARBOSA,
VÂNIA SOARES. MULTIMODALIDADE E
LETRAMENTO VISUAL: uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as
habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como
língua estrangeira. 2017. 420. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual do
Ceará, Fortaleza, 2017.
PRITCHARD,
G.; HARPER, K.; WHITFIELD, M. Show and
tell - Level 1 Student Book. 2.ed. Oxford University Press, 2019.
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