Análise de material didático sob a perspectiva do letramento visual

Frente aos avanços educacionais que anteriormente estagnava o estudante a uma posição passiva que apenas recebia informações e conhecimentos sem nenhuma resposta crítica ao que era ensinado, hoje é visto que o sistema educacional tem permitido a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Isso reflete na construção dos livros didáticos usados em sala de aula, os quais trazem propostas que levam o aluno a refletir a respeito do tema tratado ou mesmo ter espaço para posicionar seu pensamento.

A conscientização do letramento crítico é fundamental para preparar o aluno para agir socialmente. As diversas esferas sociais exigem um multiletramento, em que o indivíduo se apropria dos conhecimentos e age sobre eles.

Desse modo, hoje, os autores de livros didáticos têm se preocupado cada vez mais com a criticidade do indivíduo desde a infância. Mais que alfabetizar, é preciso letrar. Dentre os diversos modos de letramento está o letramento visual, que tem como base a imagem que vem ganhando mais espaço nos livros didáticos, muitas vezes acompanhada da linguagem escrita ou mesmo desligada dela como afirma Barbosa (2017)

Dessa forma, a  imagem,  que por  muito  tempo  vinha  sendo  relegada  ao  papel  de  suporte  ao  texto  escrito, embora sempre  tenha estado presente    em  toda    forma  de  comunicação,  reassume uma importância nos  mais  variados  contextos  da  sociedade  contemporânea pelo  impacto  e influência que exerce sobre as pessoas como também pelo significado que veiculam.

 

O letramento visual permite que o leitor não apenas faça a leitura e compreensão da informação transmitida mas também consiga, através dela, comunicar-se.

Para exemplificar e analisar como atua o letramento visual, trazemos um recorte de uma página do livro Show and Tell da Oxford, utilizado pela educação infantil de algumas escolas particulares de Teresina. O livro em questão foi escolhido por ser material de trabalho para ensino de segunda língua numa proposta bilíngue para crianças do Maternal II, com idade entre 3 a 4 anos.

Devido ao público ser crianças que ainda não aprenderam a ler e escrever, nem em sua língua materna, a proposta traz a linguagem visual apenas, uma vez que a escrita não teria efeito algum sobre os pequenos alunos dessa série.


FONTE: Show and tell - Level 1. Pritchard, G., Harper, K., Whitfield, M. 2019.


A proposta pede que o aluno observe a figura e a partir dela consigam fazer inferências utilizando a língua inglesa ao nomear objetos, cores, membros da família, clima. Em seguida, as crianças devem falar a respeito do que eles veem acontecer na imagem. Depois, são levados a refletirem, com a motivação do professor, o porquê de terem tomado tais considerações sobre a figura.

Nessa reflexão, as crianças devem ser imersas cada vez mais na situação proposta visualmente. As reflexões guiadas pelo professor trazem questionamentos a respeito da festa de aniversário visto na imagem, se já tiveram uma festa, quais elementos e brincadeiras são comuns em festas, entre outras perguntas que fazem com que a criança responda com base na leitura da imagem.

Passado esse momento de comunicação livre e ao mesmo tempo direcionada, os alunos tem acesso ao áudio elucidativo da situação exposta na figura, ativando assim a escuta da língua inglesa em uso. E ao ouvirem, os alunos devem apontar na figura o vocabulário escutado e logo após, repetir as palavras em destaque (as brincadeiras de festa de aniversário) e para concluir a leitura da imagem, mais uma vez o professor retoma ao vocabulário indagando as crianças a respeito das ações que elas conseguem fazer.

Logo, a proposta da atividade em questão segue o atual conceito de letramento visual abordando várias semioses, uma vez que, apresenta meios de leitura da imagem adequados a idade alvo, e instiga o aluno a refletir e comunicar-se dentro do tema central com elementos que fazem parte do cotidiano deles, permitindo que eles sintam-se a vontade para interagir com propriedade após terem retirado informações do texto visual.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BARBOSA, VÂNIA SOARES. MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO VISUAL: uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2017. 420. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

 

PRITCHARD, G.; HARPER, K.; WHITFIELD, M. Show and tell - Level 1 Student Book. 2.ed. Oxford University Press, 2019.

 

 

 

 



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