Análise do anúncio publicitário da Heineken sob o olhar da
teoria de Lim-Fei
A
pesquisa desenvolvida por Victor Lim-Fei & Tan Kok Yiin (2017) volta-se
para a multimodalidade com base nos estudos sistêmicos de Halliday (1994), com
foco no acréscimo de textos visuais e a necessidade do multiletramento em sala
de aula visando a inserção do indivíduo na atual realidade midiática. O estudo
apresenta ferramentas de capacitação de professores e alunos para desenvolverem
um olhar crítico sobre toda a sorte de texto, em especial aqueles em que a
imagem prevalece, uma vez que esse tipo tem se tornado frequente.
Ao
que antes era limitado apenas à escrita, hoje se reconhece o texto em todas as
suas facetas multimodais, o que muito se deve ao surgimento das novas
tecnologias, nas quais encontramos textos imagéticos estáticos e dinâmicos com
efeitos sonoros e de áudio. Assim, a significação de um texto é obtida no
conjunto de todos os recursos semióticos utilizados propositalmente na sua
construção.
Os
autores apontam a importância da alfabetização multimodal para que os alunos consigam
dar sentido, criticar e avaliar textos multimodais, como também sejam
construtores competentes de textos desse tipo e, consequentemente, alcançarem o
objetivo comunicativo pretendido. Partindo para a necessidade de
instrumentalizar os alunos a compreensão de textos multisemióticos, o estudo
argumenta que o ensino atual é carente de preparo para lidar com textos assim,
ao mesmo tempo que reconhece as limitações desse ensino como um currículo amplo
e fechado e baixa capacitação dos professores. A fim de amenizar essa lacuna no
ensino, os autores propõem um processo Translacional que aproxima o ensino às
práticas de leitura crítica multimodal. Lim-Fei at al condena o ensino
multimodal alicerçado em perguntas prontas interrogando o texto e sugerem a
estrutura dos seis métodos semióticos com descrições que abordam as diferentes
semioses fornecendo uma metalinguagem enquanto se analisa o texto multimodal
com base no gênero do texto.
Através
da metalinguagem consegue-se enxergar estratégias usadas para construção de
textos visuais e o propósito comunicativo aplicado, além de instruir o aluno
leitor com o pensamento crítico para analisar o discurso multimodal. Essa
análise sistêmica apoia-se em três níveis de visualização para o texto
imagético: o encontro, momento em que o aluno usa a afetividade presente nas
primeiras impressões ao deparar-se com o texto; a compreensão, base
da abordagem sistêmica que realiza metafunções ideacionais (mensagem),
interpessoais (audiência) e textuais (forma); e o último nível, a visão crítica,
em que se questiona o texto.
A metafunção textual abrange a
forma do texto (cabeçalho, slogan, texto principal, subcategorias, exibição
visual principal, chamada à ação, ícone e logotipo). Analisando as partes que
constroem o texto e as funções correspondentes o leitor prepara-se para a
compreensão do texto.
Na compreensão do texto
encontra-se a metafunção ideacional, a mensagem textual, por sua vez, possui
quatro formas: o propósito, que pode ser educacional, entretenimento e
econômico; o apelativo, no qual configura o poder, a razão e a emoção; o
representacional, entendido como literal e inferencial; e o contextual que se
divide em produção e recepção, de acordo com o uso da língua em um dado
contexto social.
Quanto
ao propósito do anúncio acima, encontramos elementos de entretenimento e econômico,
uma vez que apresenta uma narrativa envolvente na qual três casais estão no
restaurante em momentos distintos, e quando os homens abrem o cardápio se
deparam com uma proposta de assistirem à final da UEFA Champions League em uma
festa promovida pela Heineken, enquanto suas namoradas descansam em um spa pago
pela mesma empresa. Eles topam o convite e no dia da final, enquanto assistem
ao jogo, em um vídeo são surpreendidos ao saberem que suas namoradas foram
assistir à final em Milão, a publicidade reforça o discurso de que elas também
podem gostar de futebol assim como eles. Ao mesmo tempo que serve como
entretenimento o anúncio objetiva vender sua marca, portanto, encontramos aqui
o propósito econômico.
Para
analisar o recurso apelativo é preciso, antes, identificar o tipo de
persuasão. Os autores citam estudos retóricos aristotélicos de persuasão
ancorados nos tipos: Ethos, Logos e Pathos. O
Ethos refere-se ao apelo à autoridade do sujeito, enquanto que o Logos
simboliza o nível racional da persuasão, e por fim, o Pathos é o apelo às
emoções da audiência. Assim, no anúncio aqui analisado encontramos a
predominância de Pathos, pois apela-se para a emoção quando representa a mulher
em uma postura de busca de direitos iguais, além da surpresa que causa no
leitor ao descobrir que na verdade as mulheres não foram ao spa, mas ao estádio.
Há também a presença do Ethos, caracterizado pelo poder da mulher, na questão
da igualdade de gêneros, ademais, a própria marca possui autoridade no mercado
de bebidas por ser mundialmente conhecida.
Quanto
a representação do significado do texto, é literal uma vez que a mensagem que o
texto quer passar, de que as mulheres também gostam de futebol é explicitado no
momento em que as mulheres do anúncio revelam a animação em ter ido a Milão
para assistir ao jogo no estádio.
Por
fim, o aspecto contextual voltado para o produtor e o receptor do anúncio se
preocupa com a interação social diante do contexto. Produzido pela Heineken no
ano de 2016 em São Paulo, utilizando como base o tema empoderamento feminino,
por ser um tema atual e com grande número de apoiadores, o anúncio foi bem
recebido por todos, segundo observa-se nos comentários positivos feitos no site
em que foi publicado, o YouTube.
Por meio
da análise publicitária reforçamos a importância dos multiletramentos de modo a
nos inserirmos na leitura multisemiótica dos diferentes tipos de textos. A contribuição
da pesquisa de Lim-Fei representa, portanto, uma ferramenta notável na busca da
significação em textos visuais como propaganda e publicidade a fim de construir
o pensamento crítico diante desses tipos de texto.
Referência
Lim-Fei,
V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts.
In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality:
Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017
Parabéns pela análise
ResponderExcluirmuita boa sua analise
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