A INTERTEXTUALIDADE EM VOLTA DA FONTANA DI TREVI

          Diante da certeza que a intertextualidade está presente em todos os textos, buscamos analisar a intertextualidade presente na cena da Fontana Di Trevi  entre os filmes La Dolce Vita, 1960, do diretor Federico Fellini e Elsa & Fred, 2005, do diretor Marcos Carnevale. A análise tem como base teórica Bazerman (2021).

          O filme A Doce Vida tem como personagens principais Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) e Sylvia Rank (Anita Ekberg). A obra é considerada um clássico do cineasta italiano, Federico Fellini, e se passa na Roma dos anos 1960. Marcello é um jornalista de coluna social e de fatos inusitados, que aspira ser um escritor de sucesso, enquanto leva uma vida hedonista cobrindo festas e eventos badalados. E é em um desses eventos, a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, que as personagens se conhecem. Marcello fica encantado com a beleza exuberante de Sylvia e, é enquanto a ciceroneia pelas ruas de Roma, que a cena, aqui analisada, acontece.

           A produção argentina Elsa & Fred conta a história de amor entre o viúvo Alfredo (Manuel Alexandre) e sua vizinha, Elsa (China Zorrilla), que tem o sonho de representar a cena da Fontana Di Trevi, do filme La Dolce Vita. 

INTERTEXTUALIDADE: COMO OS TEXTOS SE APOIAM EM OUTROS TEXTOS

          A criação de novos textos sempre terá base em textos anteriores, como constata Bazerman (2021, p. 136): Nós criamos os nossos textos a partir do oceano de textos anteriores que estão à nossa volta e do oceano de linguagem em que vivemos. E compreendemos os textos dos outros dentro desse mesmo oceano.”  Assim, é sobre esse suporte que construiremos a análise intertextual entre as cenas escolhidas dos dois filmes em questão, com atenção para cada uma das técnicas de representação intertextual de Bazerman. “A análise intertextual investiga não somente a relação de um enunciado com aquele oceano de palavras, mas também o modo como tal enunciado usa essas palavras e ainda a maneira como ele se posiciona em relação às outras palavras. Pode haver várias razões para analisar a intertextualidade de um texto.” (BAZERMAN, 2021, p. 136) 

              Antes de iniciarmos a análise, é importante retornar aos níveirs de intertextualidade segundo Bazerma (2021):

NÍVEIS DE INTERTEXTUALIDADE (BAZERMAN, 2021)

1 - O texto pode remeter a textos anteriores como uma fonte de sentidos, usada como valor nominal.

2 - O texto pode remeter a dramas sociais explícitos de textos anteriores mencionados na discussão.

3 - O texto também pode explicitamente usar outras declarações como pano de fundo, apoio ou contraposição.

4 - De forma menos explícita, o texto pode se apoiar em crenças, questões, ideias e declarações amplamente difundidas e familiares aos leitores, quer sejam relacionadas a uma fonte específica, quer sejam percebidas como senso comum.

5 - Através do uso de certos tipos reconhecíveis de linguagem, de estilo e de gêneros, cada texto evoca mundos sociais particulares onde essa linguagem ou essas formas linguísticas são utilizadas, normalmente com o propósito de identificá-lo como parte daqueles mundos.

6 - Através apenas do uso da linguagem e de formas linguísticas, o texto recorre aos recursos linguísticos disponíveis, sem chamar a atenção de modo particular para o intertexto


               Podemos relacionar textos de diversas formas, reconhecidas como técnicas por Bazerman (2021):

TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO INTERTEXTUAL (BAZERMAN, 2021)

1 - Citação direta: especificada por recurso tipográfico destacando das demais expressões.

2 - Citação indireta: especifica a fonte e, a partir disso, reproduz-se o sentido original, de acordo com as palavras que reflitam a compreensão do autor, a sua interpretação e/ou a sua perspectiva diante do texto inicial.

3 - Menção a uma pessoa, a um documento ou a declarações: o segundo autor tem oportunidade de deixar implícito o que quiser ou de se basear em crenças generalizadas sem necessidade de evidenciá-las.

4 - Comentário ou avaliação acerca de uma declaração, de um texto ou de outra voz evocada.

5 - Uso de estilos reconhecíveis, de terminologia associada a determinadas pessoas ou grupo de pessoas, ou de documentos específicos.

6 - Uso de linguagem e de formas linguísticas que parecem ecoar certos modos de comunicação, discussões entre outras pessoas e tipos de documentos.





















Análise intertextual, conforme a metodologia de Bazerman (2021) 


OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Personagens

Atores

Gato

Entregador de pizza/policial

Indireta

Atores: as personagens Elsa e Alfredo podem ser entendidas como referências indiretas às personagens Marcello e Sylvia do filme A Doce Vida, em uma idade mais avançada, na cena da Fontana Di Trevi.

- Gato: nas duas versões, os gatos são filhotes, de raças bem parecidas.

 

 

- Entregador de pizza/policial: na vero A Doce Vida, a personagem do entregador de pizza observa as personagens principais, durante a cena da Fontana, que é interrompida pelo desligamento seu desligamento;


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Cenário

Direta

A localidade é a mesma em ambos os filmes. No recorte analisado, a Fontana Di Trevi, localizada na cidade de Roma, Itália.

Objetos

Indireta / Direta

Vestimentas das personagens Elsa e Sylvia. (Indireta)

 

Copo de leite, no filme “A Doce Vida” e caixinha de leite no filme “Elsa & Fred” (Indireta)

 

O      terno      das      personagens

Marcello e Alfredo (Direta)


 

OCORRÊNCIAS

TIPO DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Gestos

Indireta

Trecho       inicial                do                recorte

analisado:


 

- No filme A Doce Vida, o gatinho se encontra sobre a cabeça da Sylvia, e ela interage com ele de forma alegre e sorridente, enquanto, sem saber, caminha pelo entorno da Fontana, aparentando estar perdida e chamandp por Marcello. Sylvia, então, a Fontana e se admira com sua beleza, deixa o gatinho no chão, tira o casaco e entra na fonte.


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Gestos

Indireta

Já em “Elsa & Fred, o gatinho é beijado pela senhora, que o segura com as duas mãos, com uma expressão emocionada ao observar a Fontana pela primeira vez. Elsa deixa o gato no chão, se dirige à fonte, entra e molha a mão vestida com uma luva.

 

 

- Aparição de Marcello/ Alfredo: Marcello aparece nos últimos degraus, fora do corredor, olhando em volta à procura de Sylvia, com um copo de leite nas mãos. Sylvia, desce os degraus, deixa o copo de leite junto ao gato, se senta e fica a observando surpreendido e fascinado.


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Gestos

Indireta

Sylvia o chama para a Fontana, ele continua a olhar andando pela fonte com a cabeça para trás, de olhos fechados e braço levantado tocando na água.

Marcelo então tira os sapatos e vão ao encontro de Sylvia. Ele leva suas mãos em direção ao rosto de Sylvia, mas não o toca, se aproxima do seu rosto, mas também não a beija. Ela abre os olhos, joga algumas gotas de água em seu cabelo e ele percebe que a Fontana foi desligada. O entregador  de pizza aparece os observando e Marcello vai levando Sylvia pelo braço para fora da fonte. Fim

 

 

 


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Gestos

Indireta

Alfredo aparece ainda no corredor descendo a escada para a fonte com uma caixinha de leite, avista Elsa, sorri e se senta, deixando a caixinha de leite fechada ao lado. Elsa o chama para a fonte, de  início ele recusa, mas aceita, tira os sapatos e entra na fonte, os dois então iniciam um diálogo. O cena fica em preto e branco, em referência direta ao filme “A Doce Vida", assim como o gesto de quase toque das mão de Alfredo no rosto de Elsa.

 

 

 


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Gestos

Indireta

Um policial aparece e manda os dois saírem da fonte, a cena volta a ficar colorida, as personagens sorriem e a fonte é mostrada em plano aberto, seguida de uma passagem no tempo que mostra os pedestres transitando na praça  da Fontana de Trevi. Fim

 

 

 


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Diálogos

Indireta

La Doce Vita

 

 

Sylvia miau,Marcello onde esta voce ?Marcello venha agora rapido

Marcello   sim   Sylvia   eu   vou

tambem

Que diabos você esta fazendo ?

 

Elza e Fred Marcos entra Não vamos

Eu gostaria de morrer aqui esta noite. (citação indireta) o barulhio das aguas começa a parar e o filme fica preto e branco..Querido Marcello tenho que te confessar algo, Te amo mais te amo mais do que nunca te amei antes.


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Trilha Sonora

Indireta

A cena do filme “La Dolce Vita” inicia com os sons dos passos de Sylvia e o próximo som seria o miado do gato, que ela encontrou na rua. Em seguida, o diálogo entre Sylvia e Marcello, em que ela pede a ele que atrás de leite. O miado do gato permanece durante quase toda a cena. Os passos de Sylvia também aparecem como elemento sonoro, e os passos  de Marcello mais sutil pois ele sai de cena.

 

 

Sylvia conversa com o gato e depois ela entra na fontana de trevi.


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Trilha Sonora

Indireta

Constata-se o início de uma música clássica de fundo na cena, e ela chama por Marcello. Após conversar com ele, inicia-se um barulho de água se mantendo em continuidade e a música permanece, enquanto ela grita convidando Marcello para entrar na fonte, quando ele entra o som da água diminui gradativamente até chegar ao silêncio total. Em seguida a música volta à cena para completar o encontro entre os dois

 

 

 


 

OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Enredo

Indireta

A cena em análise “La Dolce Vita” retrata Sylvia a caminhar pelas ruas de Roma com um filhote de gato sobre sua cabeça e chamando por Marcello. De repente, a personagem se depara com a Fontana di Trevi e fica maravilhada. Ela segue em direção a fonte, deixa o filhote no chão e entra na água. Marcello aparece segurando um copo de leite, Sylvia entrar na fonte, coloca o leite para o gato e senta- se ao lado, admirando a moça dentro da fonte. Ela, ao vê-lo começa a chamar pelo seu nome e, enquanto ela se deleita com as águas, ele retira os sapatos, entra na água e tenta tocá-la.

 

 

 


 


OCORRÊNCIAS

TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE

INTERPRETAÇÃO

Enredo

Indireta

Em seguida, são surpreendidos pela diminuição do barulho das águas. Marcello, assustado, olha para o lado, o entregador de pizza, pega na mão da mulher e saem juntos da fonte.

 

 

 


REFERÊNCIAS:

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita / Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio (Organizadora), Judith Chambliss Hoffnagel (Organizadora e Tradutora) – 2. ed. – Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2021.





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