A INTERTEXTUALIDADE EM VOLTA DA FONTANA DI TREVI
Diante da certeza que a intertextualidade está presente em todos os textos, buscamos analisar a intertextualidade presente na cena da Fontana Di Trevi entre os filmes La Dolce Vita, 1960, do diretor Federico Fellini e Elsa & Fred, 2005, do diretor Marcos Carnevale. A análise tem como base teórica Bazerman (2021).
O filme A Doce Vida tem como personagens principais Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) e Sylvia Rank (Anita Ekberg). A obra é considerada um clássico do cineasta italiano, Federico Fellini, e se passa na Roma dos anos 1960. Marcello é um jornalista de coluna social e de fatos inusitados, que aspira ser um escritor de sucesso, enquanto leva uma vida hedonista cobrindo festas e eventos badalados. E é em um desses eventos, a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, que as personagens se conhecem. Marcello fica encantado com a beleza exuberante de Sylvia e, é enquanto a ciceroneia pelas ruas de Roma, que a cena, aqui analisada, acontece.
A produção argentina Elsa & Fred conta a história de amor entre o viúvo Alfredo (Manuel Alexandre) e sua vizinha, Elsa (China Zorrilla), que tem o sonho de representar a cena da Fontana Di Trevi, do filme La Dolce Vita.
INTERTEXTUALIDADE: COMO OS TEXTOS SE APOIAM EM OUTROS TEXTOS
A criação de novos textos sempre terá base em textos anteriores, como constata Bazerman (2021, p. 136): Nós criamos os nossos textos a partir do oceano de textos anteriores que estão à nossa volta e do oceano de linguagem em que vivemos. E compreendemos os textos dos outros dentro desse mesmo oceano.” Assim, é sobre esse suporte que construiremos a análise intertextual entre as cenas escolhidas dos dois filmes em questão, com atenção para cada uma das técnicas de representação intertextual de Bazerman. “A análise intertextual investiga não somente a relação de um enunciado com aquele oceano de palavras, mas também o modo como tal enunciado usa essas palavras e ainda a maneira como ele se posiciona em relação às outras palavras. Pode haver várias razões para analisar a intertextualidade de um texto.” (BAZERMAN, 2021, p. 136)
Antes de iniciarmos a análise, é importante retornar aos níveirs de intertextualidade segundo Bazerma (2021):
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NÍVEIS DE INTERTEXTUALIDADE (BAZERMAN, 2021) |
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1 - O texto pode remeter a textos anteriores como uma
fonte de sentidos, usada como valor nominal. |
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2 - O texto pode remeter a dramas sociais explícitos de
textos anteriores mencionados na discussão. |
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3 - O texto também pode explicitamente usar outras
declarações como pano de fundo, apoio ou contraposição. |
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4 - De forma menos explícita, o texto pode se apoiar em
crenças, questões, ideias e declarações amplamente difundidas e familiares
aos leitores, quer sejam relacionadas a uma fonte específica, quer sejam
percebidas como senso comum. |
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5 - Através do uso de certos tipos reconhecíveis de
linguagem, de estilo e de gêneros, cada texto evoca mundos sociais
particulares onde essa linguagem ou essas formas linguísticas são utilizadas,
normalmente com o propósito de identificá-lo como parte daqueles mundos. |
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6 - Através apenas do uso da linguagem e de formas linguísticas, o texto recorre aos recursos linguísticos disponíveis, sem chamar a atenção de modo particular para o intertexto |
Podemos relacionar textos de diversas formas, reconhecidas como técnicas por Bazerman (2021):
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TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO INTERTEXTUAL (BAZERMAN,
2021) |
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1 - Citação direta: especificada por
recurso tipográfico destacando das demais expressões. |
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2 - Citação indireta: especifica a
fonte e, a partir disso, reproduz-se o sentido original, de acordo com as
palavras que reflitam a compreensão do autor, a sua interpretação e/ou a sua
perspectiva diante do texto inicial. |
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3 - Menção a uma pessoa, a um documento
ou a declarações: o segundo autor tem oportunidade de deixar implícito o
que quiser ou de se basear em crenças generalizadas sem necessidade de
evidenciá-las. |
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4 - Comentário ou avaliação acerca de uma
declaração, de um texto ou de outra voz evocada. |
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5 - Uso de estilos reconhecíveis, de
terminologia associada a determinadas pessoas ou grupo de pessoas, ou de
documentos específicos. |
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6 - Uso de linguagem e de formas linguísticas
que parecem ecoar certos modos de comunicação, discussões entre outras
pessoas e tipos de documentos. |
Análise intertextual, conforme a metodologia de Bazerman (2021)
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Personagens Atores Gato Entregador de pizza/policial |
Indireta |
Atores: as personagens Elsa
e Alfredo podem ser entendidas como referências indiretas às personagens Marcello e Sylvia do filme “A Doce Vida”, em uma idade mais avançada, na cena da Fontana
Di Trevi. - Gato: nas duas
versões, os gatos são filhotes, de raças bem parecidas. |
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- Entregador de pizza/policial: na versão “A Doce Vida”, a personagem do entregador de pizza observa as personagens principais, durante a cena da Fontana, que é interrompida pelo desligamento seu desligamento; |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Cenário |
Direta |
A localidade é a mesma em ambos os filmes. No recorte analisado, a Fontana Di Trevi, localizada na cidade
de Roma, Itália. |
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Objetos |
Indireta
/ Direta |
Vestimentas das personagens Elsa e Sylvia. (Indireta)
Copo de leite,
no filme “A Doce Vida” e caixinha de leite
no filme “Elsa &
Fred” (Indireta)
O terno das personagens Marcello e Alfredo
(Direta) |
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OCORRÊNCIAS |
TIPO DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Gestos |
Indireta |
Trecho inicial do recorte analisado: |
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- No filme “A Doce Vida”, o gatinho se encontra sobre a cabeça da Sylvia, e ela interage com ele de forma
alegre e sorridente, enquanto, sem saber, caminha pelo entorno da Fontana, aparentando estar perdida e chamandp por Marcello. Sylvia, então, vê a Fontana e se admira
com sua beleza, deixa o gatinho no chão, tira o casaco e entra
na fonte. |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Gestos |
Indireta |
Já em “Elsa & Fred”, o gatinho é beijado pela senhora, que o segura com as duas mãos, com uma expressão emocionada ao observar a Fontana pela primeira vez. Elsa deixa o gato no chão,
se dirige à fonte, entra
e molha só a mão vestida com uma luva. |
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- Aparição de Marcello/ Alfredo: Marcello já aparece
nos últimos degraus, fora do corredor, olhando em volta à procura de Sylvia, com um copo de leite nas mãos. Vê Sylvia, desce os degraus, deixa o copo de leite junto ao gato,
se senta e fica a observando surpreendido e fascinado. |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Gestos |
Indireta |
Sylvia o chama
para a Fontana, ele continua a olhar andando pela fonte com a cabeça
para trás, de olhos
fechados e braço levantado tocando na água. Marcelo então tira os sapatos e vão ao encontro de Sylvia.
Ele leva suas mãos em direção ao rosto de Sylvia,
mas não o toca, se aproxima do seu rosto, mas também não a beija. Ela abre os olhos, joga algumas gotas
de água em seu cabelo e ele percebe que a Fontana foi desligada. O entregador de pizza aparece os observando e Marcello vai levando Sylvia pelo braço para fora da fonte.
Fim |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Gestos |
Indireta |
Alfredo aparece ainda no corredor descendo a escada para a fonte com uma caixinha de leite,
avista Elsa, sorri e se senta, deixando a caixinha de leite fechada ao lado. Elsa o chama para a fonte, de início ele recusa, mas aceita, tira os sapatos e entra na fonte, os dois então iniciam um diálogo. O cena fica em preto e branco, em referência direta ao filme “A Doce Vida", assim como o gesto de quase toque das mão de Alfredo no rosto de Elsa. |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Gestos |
Indireta |
Um policial aparece e manda os dois saírem da fonte, a cena volta a ficar
colorida, as personagens sorriem e a fonte é mostrada em plano aberto, seguida de uma passagem no tempo que mostra os pedestres transitando na praça da Fontana de Trevi. Fim |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Diálogos |
Indireta |
La Doce
Vita |
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Sylvia
miau,Marcello onde esta voce ?Marcello venha agora rapido Marcello sim Sylvia
eu vou tambem Que diabos você esta fazendo ?
Elza e Fred Marcos entra Não vamos Eu gostaria de morrer aqui
esta noite. (citação indireta) o barulhio das aguas começa
a parar e o filme fica preto e branco..Querido Marcello tenho que te confessar algo, Te amo mais te amo mais do que nunca te amei antes. |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Trilha Sonora |
Indireta |
A cena do filme
“La Dolce Vita” inicia com os sons dos passos de Sylvia e o próximo som seria o miado do gato, que ela encontrou na rua. Em seguida, o diálogo entre
Sylvia e Marcello, em que ela pede a ele que vá atrás
de leite. O miado do gato permanece durante quase toda a cena.
Os passos de Sylvia
também aparecem como elemento sonoro, e os passos de Marcello mais sutil pois ele sai de cena. |
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Sylvia conversa com o gato e depois ela entra na fontana de trevi. |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Trilha Sonora |
Indireta |
Constata-se o início de uma música clássica de fundo na cena, e ela chama por Marcello. Após conversar com ele, inicia-se um barulho de água se mantendo em continuidade e a música permanece, enquanto ela grita convidando Marcello para entrar na fonte,
quando ele entra o som da água diminui gradativamente até chegar ao silêncio total. Em seguida
a música volta à cena para completar o encontro entre os dois |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Enredo |
Indireta |
A cena
em análise “La Dolce Vita” retrata Sylvia a caminhar pelas ruas de Roma com um filhote de gato sobre sua cabeça e chamando por Marcello. De repente, a personagem se depara com a Fontana di Trevi
e fica maravilhada. Ela segue em direção a fonte, deixa
o filhote no chão e entra na água. Marcello aparece segurando um copo de leite, vê Sylvia entrar na fonte, coloca o leite para o gato e senta- se ao lado, admirando a moça dentro da fonte. Ela, ao vê-lo começa a chamar pelo seu nome e, enquanto
ela se deleita
com as águas, ele retira os sapatos,
entra na água e tenta
tocá-la. |
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OCORRÊNCIAS |
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE |
INTERPRETAÇÃO |
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Enredo |
Indireta |
Em seguida, são surpreendidos pela diminuição do barulho das águas. Marcello, assustado, olha para o lado, vê o entregador de pizza, pega na
mão da mulher e saem juntos da fonte. |
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REFERÊNCIAS:
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita / Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio (Organizadora), Judith Chambliss Hoffnagel (Organizadora e Tradutora) – 2. ed. – Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2021.
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