Multiletramento e o projeto de pesquisa
O bom aprendiz é aquele que adquire o conhecimento sobre algo e é capaz de utilizá-lo em uma situação específica. Isso é ser letrado. O letramento acontece quando o indivíduo é imerso socialmente por meio das práticas sociais geradas a partir da aprendizagem em alguma área. Ser letrado é ir além da codificação e decodificação de códigos, é compreender o sentido do texto e agir sobre ele socialmente, sem estar conectado, necessariamente à escola, mas indo além dela.
O letramento está presente em várias áreas da sociedade e tem acompanhado as mudanças sociais e tecnológicas. Nossa forma de viver hoje ressignificou a ideia de letramento. Presencia-se a coexistência de vários modos de linguagem (a escrita, a imagem, o som, etc) sobretudo no meio digital que tem imperado com o surgimento das redes sociais.
Dessa forma, as multimodalidades exigem tipos diferentes de letramentos, com habilidades, propostas e recursos variados conforme a atividade desempenhada. O multiletramento refere-se ao desempenho linguístico e social do indivíduo nas práticas sociais, acompanhando a diversidade da linguagem nas mais ariadas formas de comunicação.
No meio digital encontra-se inúmeras situações que demandam do usuário da internet um conhecimento e apropriação de habilidades para interação. Contudo, não basta dominar os recursos midiáticos que envolvem a linguagem verbal e não verbal, é preciso agir com criticidade perante o texto.
A exemplo de gênero multimodal, o meme pode ser consumido e produzido segundo a intenção e o letramento do usuário. Isso aproxima-se da proposta de pesquisa a ser desenvolvida cujo tema é “A recategorização imagética em memes de internet com temática política: um estudo sobre a influência dos memes sobre as opiniões dos usuários da internet”.
Sob a luz do letramento, o leitor de memes pode apenas se divertir com a comicidade do texto e repassá-lo para outros possíveis leitores sem o uso da leitura crítica, mas também esse leitor pode lidar com a criticidade na escolha do conteúdo lido e compartilhá-lo se assim considerar relevante. Da mesma forma, os produtores textuais desse gênero se empenham na produção, fazendo uso de todo o repertório adquirido com as experiências vividas até o momento.
Reconhece-se a necessidade fundamental dos multiletramentos na construção e leitura dos memes, os quais só apresentarão relevância para aqueles que compreendem o tema abordado na situação. Por se tratar de um gênero de fácil compreensão, ele consegue abranger muitos usuários que devem, enquanto leitores, decodificar a imagem e extrair seu sentido, o que vai exigir do leitor conhecimentos e domínios externos ao meme, mas aos quais ele faz referência.
Contudo, o multiletramento não é visto apenas dentro da pesquisa, mas também na produção do projeto a ser estudado pelo pesquisador que, a princípio, deve conhecer os fenômenos linguísticos de referenciação seus tipos e tudo o que envolva esse aspecto da LT. Além desse letramento, faz-se essencial ao pesquisador, saber realizar a análise de imagens, ter experiência com a leitura de memes e avaliar o grau de influência desse gênero sobre os usuários da internet. É preciso ser multiletrado para a realização da pesquisa.
Após a conclusão, o trabalho servirá de fonte para outros pesquisadores que necessitarão de habilidades nas áreas tratadas na pesquisa (conhecimento linguístico e midiático) para que possa produzir sentido e fomentar novos estudos, bem como contribuir para que o gênero em questão adquira mais espaço na escola, fazendo com que os estudantes olhem para esse e outros gêneros de um novo modo, buscando o engajamento social.
Comentários
Postar um comentário